quinta-feira, 24 de março de 2011 | By: Denise Pires

A Igreja Católica e o meio ambiente

Pode parecer estranho relacionar a Igreja Católica com o meio ambiente, pois diga-se que o trabalho da Igreja em geral é se ocupar de cuidar da alma de seus fiéis.
Mas dizer isso só significa ignorância sobre a preocupação geral da Igreja com a vida fora dela. 
Desde 1962, a Igreja Católica promove  Campanha da Fraternidade, para atentar as pessoas sobre problemas sociais, econômicos e políticos da sociedade em geral. 

Com ampla divulgação atinge muito além de seus fiéis, proporcionando também conhecimento sobre temas diversos, e problemas da sociedade brasileira em geral...
Nesses 49 anos de Campanha da Fraternidade, já foram discutidos temas como:  sistema carcerário (1973/1997), saúde (1981), migração (1980), violência (1983/2009), trabalho (1978/1991/1999), fome (1985), crianças e adolescentes (1987/1992), exclusão, seja por cor, sexo, idade ou por ser portador de deficiência (1988/1995/2003/2006), educação (1998), paz (2000/2005), e vários outros temas recorrentes, mas percebe-se uma preocupação muito acentuada com a preservação do meio ambiente.

Em 31 anos a Igreja promoveu 4 Campanhas da Fraternidade com o tema ligado a preservação do ambiente, mostrando que não é recente essa preocupação. 




A primeira, em 1979, tinha como tema "Por um Mundo Mais Humano", e como Lema "Preserve o que é de todos!"










A segunda, em 2004, tinha como Tema "Fraternidade e Água" e como Lema "Água, Fonte de Vida" onde se pedia perdão pela contaminação da água e pelo desperdício da mesma.







Não muito tempo depois, em 2007, tratou da preservação da Amazônia com o Tema "Fraternidade e Amazônia" e o Lema "Vida e Missão neste chão" que refletia sobre a falta de cuidado com a Amazônia, nossa maior fonte de riquezas tanto vegetais quanto animais.






E neste ano de 2011 retoma o Ambiente tendo como tema "Fraternidade e a vida no Planeta" e como Lema "A criação geme em dores de parto!". que volta refletindo, de uma forma mais geral sobre a preservação do planeta, da água, da fome, aquecimento global e ainda o efeito estufa, e traz em seu hino oficial um apelo comovente pela preservação não só do planeta mas também da solidariedade e da vida humana.


dá pra ouvir o Hino oficial no vídeo abaixo





Seria mais esperançoso pensar que os nossos governantes estão também tão preocupados com o a preservação do planeta e do seu povo, o que infelizmente não podemos garantir neh?

Enfim esse post tem mais um caráter informativo, mas vale aí lembrar a responsabilidades das autoridades sobre tudo o que acontece com o planeta, mas não só delas, como também de cada um de nós.

bjossss

0 comentários:

Postar um comentário